Implementação de uma política de acesso aberto em três instituições argentinas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Na Argentina, o movimento de acesso aberto (OA) começou a se espalhar entre bibliotecários e pesquisadores desde 2003. O governo nacional promoveu a via verde para a OA criando o Sistema Nacional de Repositórios Digitais e o mandato para disponibilizar os resultados e dados de pesquisa financiados com o público recursos (Lei 26.899). Ao longo do artigo, examinamos o processo de implementação dessa política em três instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica, Universidade Nacional de Córdoba e Universidade Nacional Villa María. O estudo de caso é baseado em uma matriz comparativa com dados obtidos em sites institucionais e repositórios, entrevistas com informantes-chave e análise de textos legais. Consiste em cinco dimensões: tecnologia; procedimentos; conteúdo; visibilidade e usabilidade; ações complementares. Os resultados mostram que o crescimento da OA expressa trajetórias particulares em cada instituição, que se manifestam em formas organizacionais e processos de trabalho, volume e tipo de conteúdo depositado, diretrizes administrativas e tecnologias adotadas, entre outros aspectos. Aqui observamos uma interação entre políticas gerais, contextos locais e os responsáveis ”‹”‹pela implementação.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Abadal, E. (2012). Acceso abierto a la ciencia. Barcelona: Editorial UOC. Recuperado de: https://core.ac.uk/download/pdf/11889005.pdf
Actis, G. y Carlino, L. (2018). Plan de Gestión de Datos en CONICET: análisis, experiencia y desafíos. VII Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC’17, 2, 3 y 4 de octubre de 2017, La Plata, Argentina. En VII Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC’17. Memoria final. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Recuperado de http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/67505
Aguado López, E. A. y Vargas Arbeláez, E. J. (2016). Reapropiación del conocimiento y descolonización: el acceso abierto como proceso de acción política del sur. Revista colombiana de sociología, 39(2), 69-88. Recuperado de http://dx.doi.org/10.15446/rcs.v39n2.58966
Becerril García, A., Aguado López, E., Batthyány, K., Melero, R., Beigel, F., Vélez Cuartas, G., y Torres, J. (2018). AmeliCA: Una estructura sostenible e impulsada por la comunidad para el Conocimiento Abierto en América Latina y el Sur Global. México: Redalyc, Universidad Autónoma del Estado de México, CLACSO, Universidad Nacional de La Plata, Universidad de Antioquia.
Berlin Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities. (2003). Max-Planck-Gesellschaft. Recuperado de https://openaccess.mpg.de/Berlin-Declaration
Budapest Open Access Initiative. BOAI. (2002). Iniciativa de Budapest para el Acceso Abierto. Recuperado de https://www.budapestopenaccessinitiative.org/translations/spanish-translation
Budapest Open Access Initiative. BOAI. (2012). Diez años desde la Budapest Open Access Initiative: hacia lo abierto por defecto. Recuperado de https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai-10-translations/spanish
Ciolli, M. E. y Disderi, J. (2018). Aplicación de criterios para la evaluación de un repositorio institucional en implementación. El caso del Repositorio Digital Universitario (RDU) del CRUC–IUA. Córdoba: Universidad de la Defensa Nacional. Recuperado de https://rdu.iua.edu.ar/handle/123456789/1825
Cordón García, J. A., Alonso Arévalo, J., Gómez Díaz, R. y López Lucas, J. (2010). Las nuevas fuentes de información: información y búsqueda documental en el contexto de la web 2.0. Madrid: Pirámide.
Dagnino, R.; Thomas, H. E.; Costa, G. y Gomes, E. J. (2002). Metodologia de análise de políticas públicas. En G. Costa y R. Dagnino (Org.). Gestão estratégica em políticas públicas (pp. 51-113). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Declaración de Bethesda sobre Publicación de Acceso Abierto. (2003). ICTlogy. Recuperado de http://ictlogy.net/articles/bethesda_es.html
International Seminar on Open Access. (2005) Declaración de Salvador sobre Acceso Abierto: la perspectiva del mundo en desarrollo. International Seminar on Open Access for Developing Countries, 21 y 22 de septiembre de 2005, Salvador, Brasil. En D. Babini y J. Fraga (comps.). Edición electrónica, bibliotecas virtuales y portales para las ciencias sociales en América Latina y El Caribe (pp. 237-238). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Recuperado de http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/biblioteca/20110818115141/Decla_Salvador.pdf
Freedom Defined. (2007). Definition of free cultural works. Recuperado de https://freedomdefined.org/Definition
Fushimi, M. S. (2018). Desarrollo de repositorios digitales institucionales en las universidades nacionales en Argentina, período 2004-2015. Tesis de Maestría en Ciencia, Tecnología y Sociedad. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes. Recuperado de http://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/887
Fushimi, M. S. y López, F. A. (2019). Las vías abiertas de América Latina. Palabra clave, 9(1), e076. Recuperado de https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe076
Gómez Rodríguez, G. (2016). SiGB usado como repositorio: El caso de la UNVM-PMB. En 2 º Workshop Nacional de Tecnologías e Infraestructuras de la Información para Bibliotecas y Centros de Documentación e Información, Lanús, Argentina.
Grasso, M., Pagola, L., Zanotti, A. (2019). Implementación de una estrategia de Acceso Abierto en la Universidad. El caso de la UNVM, Argentina. Biblios. Revista de bibliotecología y ciencias de la información, 74(1), 79-89.
International Doi Foundation. (2016). Handbook. Recuperado de https://www.doi.org/doi_handbook/TOC.html
McDowell, Z. J. (2018). Disrupting academic publishing: questions of access in a digital environment. Media practice and education, 19(1), 52-67.
Miguel, S. E.; Bongiovani, P.; Gómez, N. y Bueno de la Fuente, G. (2013). Situación y perspectivas del desarrollo del Acceso Abierto en Argentina. Palabra clave, 2(2), 1-10. Recuperado de https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCv2n2a01
Nardi, A. M. e Yrusta, L. (2012). Oficina de conocimiento abierto: un modelo para institucionalizar el acceso abierto en las universidades. El profesional de la información, 21(6), 633-637. Recuperado de http://hdl.handle.net/11086/1367
OIR - Observatorio Integral de la Región. (2019). UNVM en Cifras. Recuperado de http://oir.unvm.edu.ar/estadisticas-academicas/unvm-en-cifras/#tab-id-3
Open Definition. (2015). Open Definition 2.1. Recuperado de http://opendefinition.org/od/2.1/en/
Pacheco, M. (2019). Políticas de acceso abierto en Córdoba, proceso de institucionalización: La producción del texto de la política. En Actas de las V Jornadas de Intercambio y Reflexión acerca de la Investigación en Bibliotecología. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Recuperado de http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=eventos&d=Jev11025
Serrano Vicente, R.; Melero Melero, R. y Abadal, E. (2014). Indicadores para la evaluación de repositorios institucionales de acceso abierto. Anales de documentación, 17(2), 1-12. Recuperado de http://dx.doi.org/10.6018/analesdoc.17.2.190821
Suber, P. (2015). Acceso abierto. Toluca: Universidad Autónoma del Estado de México.
UNC. Universidad Nacional de Córdoba. (2018). Síntesis estadística 2018. Recuperado de https://www.unc.edu.ar/sites/default/files/unc_sintesis_estadistica_2018.pdf