As vias abertas da america latina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Apresentamos o dossiê "Sobre o acesso aberto í ciência aberta: progresso e reflexões aos 17 anos de idade da BOAI", no qual analisamos algumas das iniciativas recentes que surgiram em todo o mundo para avançar na realização do acesso aberto esperado í literatura científica, com ênfase especial na região da América Latina. Ao mesmo tempo, é apresentado um resumo dos artigos incluídos no dossiê, o primeiro referente ao papel das bibliotecas nos processos Open Access e Open Science, e o restante dedicado í análise de diferentes situações em três países da América Latina: Colômbia, Uruguai e Argentina
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Anglada, L. y Abadal, E. (2018). ¿Qué es la ciencia abierta?. Anuario ThinkEPI, 12, 292-298. https://doi.org/10.3145/thinkepi.2018.43
Argentina. Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología (2019). Políticas institucionales de Acceso Abierto: elaboración y adecuación a la normativa vigente. Presentación realizada en el Segundo Encuentro Nacional de Repositorios de Acceso Abierto, 7 de octubre de 2019, Buenos Aires. Recuperado de http://repositoriosdigitales.mincyt.gob.ar/vufind/Content/noticia7
cOAlition S (2019). Plan S: Making full and immediate Open Access a reality. Recuperado de https://www.coalition-s.org/
Debat, H., y Babini, D. (2019, July 11). Plan S en América Latina: Una nota de precaución. [Traducción del original publicado en https://peerj.com/preprints/27834/] http://doi.org/10.5281/zenodo.3332621
Declaración de Panamá por la Ciencia Abierta, Reproducible y Replicable (2018). Recuperado de https://gitlab.com/declaraciondepanama/declaracion-de-panama
Guédon, J.-C. (2017). Open Access: Toward the Internet of the Mind. Recuperado de https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai15/Untitleddocument.docx
Himmelstein, D.S., Rodriguez Romero, A., Levernier, J.G., Munro, T.A., McLaughlin, S.R., Tzovaras, B.G., y Greene, C.S. (2018). Sci-Hub provides access to nearly all scholarly literature. e-Life, 7, e32822. https://doi.org/10.7554/eLife.32822.001
Larivière, V., Haustein, S., y Mongeon, P. (2015). The Oligopoly of Academic Publishers in the Digital Era. PLOS ONE, 10(6), e0127502. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0127502
Manifiesto Bibliotecario por la Ciencia Abierta (2019). Recuperado de https://docutopia.tupale.co/bibliotecariosalsenado-manifiestobibliotecario2019
OCSDNet. (2015) Manifiesto de ciencia abierta y colaborativa: hacia una ciencia abierta e inclusiva por el bienestar social y ambiental. Recuperado de https://ocsdnet.org/wp-content/uploads/2015/04/Manifesto-Infographic-Spanish-1.pdf
Piwowar, H., Priem, J., Larivière, V., Alperin, J. P., Matthias, L., Norlander, B., ”¦ Haustein, S. (2018). The state of OA: A large-scale analysis of the prevalence and impact of Open Access articles. PeerJ, 6, e4375. https://doi.org/10.7717/peerj.4375
Sci-Hub [sitio web]. Recuperado de: https://www.sci-hub.tw
Swartz, A. (2008). Manifiesto por la Guerrilla del Acceso Abierto. Recuperado de https://es.wikisource.org/wiki/Manifiesto_por_la_Guerrilla_del_Acceso_Abierto
Unzurrunzaga, C. (2017). Hábitos de los investigadores de Humanidades y Ciencias Sociales para visibilizar sus publicaciones en el entorno digital. Un estudio de caso argentino (Trabajo final de Máster). Universidad de Salamanca. Recuperado de https://gredos.usal.es/jspui/handle/10366/138126